Senado homenageia centenário dos bois Garantido e Caprichoso

Por: Assessoria da Senadora Vanessa

Coma presença de integrantes das duas agremiações, o Senado realizou nesta segunda sessão especial (19) em homenagem aos 100 anos dos bumbás Caprichoso e Garantido, principais atrações do Festival Folclórico de Parintins. O evento começou com David Assayag catando o Hino Nacional e terminou com uma exposição de fotografias no Salão Branco da Casa. Para a surpresa dos presentes, os dois bois fizeram evoluções no plenário.

Representantes das famílias dos fundadores dos bumbás receberam homenagem especial dos senadores. São elas: Maria do Carmo Monte Verde, filha de Lindolfo Monte Verde do Garantido; e Nelcina Cida, filha de Roque Cid do Caprichoso.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que propôs a homenagem, afirmou que essa é a festa popular de maior expressão entre os amazônidas. Para ela, o festival "é um épico que revela o povoamento e a fundação da Amazônia, ao mesmo tempo em que demonstra como uma tradição de matriz múltipla, como o bumba meu boi, pôde se desenvolver em busca da novidade e da invenção". “Ao bumba meu boi do Nordeste juntaram-se elementos indígenas e daí surgiu o boi-bumbá de Parintins, no Amazonas”, explicou.

Além dela, do senador Alfredo Nascimento (PR) e o deputado federal Átila Lins (PSD), da bancada do Amazonas, participaram da homenagem senadores de outros estados: Ana Amélia (PP-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), João Durval (PDT-BA) e José Agripino (DEM-RN).

Também participaram da sessão especial o vice-prefeito de Parintins, Carmona Oliveira; o jornalista e diretor artístico do boi-bumbá Garantido, Frederico Daniel Rolim Góes; e a integrante do Conselho de Arte da Associação Folclórica boi-bumbá Caprichoso, Larice Butel.

Com informações da Agência Senado