Valdir Raupp: Júnior do Friboi entrou pela porta da frente no PMDB

(Raupp quer Friboi no Palácio das Esmeraldas)

Por: Walter Brito

O pré-candidato do PMDB ao governo de Goiás, Júnior do Friboi, está com tudo e muito prosa. Liberado pela executiva estadual do PMDB, para viabilizar sua caminhada rumo ao Palácio das Esmeraldas, Júnior visita semanalmente, 20 municípios goianos, o que significa que até o final de março, ele terá percorrido o Estado inteiro. Depois de ter passado por pequenos municípios como Uirapuru, Pilar de Goiás, Campos Verdes e Hidrolina; todos com economia baseada na pecuária, Friboi aqueceu os motores e afinou o discurso. É sabido que sua trajetória empresarial encanta a gregos e troianos. O menino humilde que ajudou o pai, o Zé Mineiro, num pequeno frigorífico na cidade de Formosa no Entorno de Brasília; hoje, a empresa de sua família, a JBS, se destaca como maior produtora de proteína animal do mundo. Júnior é sem dúvidas um vencedor e bom administrador. Apesar do sucesso empresarial, Júnior conserva a simplicidade do homem goiano, identificada por cientistas políticos de plantão, como fundamental para o seu crescimento nas pesquisas, principalmente nas pequenas e médias cidades do interior.

A reportagem do Diário da Manhã, entrevistou com exclusividade, no cafezinho do Senado, o presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Ele esteve no mês de maio em Goiânia, quando endossou ao lado e Iris Rezende a filiação de Júnior no PMDB. “O ato mais importante ocorrido no dia 15 de maio lá em Goiânia, foi o Iris Rezende ter abonado a entrada de Júnior no PMDB. Tudo foi construído com muito cuidado por todos nós: Eu, o presidente Michel Temer, dona Iris e o Iris Rezende. Rezende fez questão de abrir a porta da frente para o Júnior entrar, o que é fundamental. José Batista Júnior entrou no PMDB com o aval do maior líder político do estado de Goiás, o Iris Rezende. Ele teve também o respaldo de dona Iris, do Maguito Vilela, dos deputados federais e estaduais de Goiás; além dos prefeitos e vereadores filiados ao nosso partido. E mais, o governador Agnelo Queiroz (PT-DF), muito amigo do Júnior, esteve conosco lá, quando representou de forma especial o partido dos trabalhadores. Quero dizer em alto e bom som, por meio do jornal Diário da Manhã, que o desejo do PMDB é manter a aliança PT e PMDB no maior número de estados possível. Ressalto ainda que: Eu, o presidente Temer, Luiz Falcão e Aluízio Mercadante, fizemos um mapeamento em todo o país, quando constatamos que na grande maioria dos estados, o PT e PMDB estarão juntos. No caso de Goiás, certamente o PMDB será cabeça de chapa. O Júnior tem ciência que entrou no partido para construir a sua pré-candidatura. Ele é uma liderança nova, emergente e vai reforçar nosso partido em Goiás. A chapa do sonhos do PMDB nacional, seria o Júnior para o governo; Iris Rezende para o Senado e a vice-governadoria ficaria para o partido dos trabalhadores. Acho que seria a chapa perfeita”, declarou.

Valdir Raupp disse também que não disputará eleição em 2014, pois o seu mandato vai até 2018. “Não pretendo ser candidato e vou apoiar o candidato escolhido pela convenção, para o governo do meu estado. O Confúcio Moura, atual governador, deve ser candidato à reeleição, como também será candidata à reeleição, a minha esposa que é deputada federal. Devo coordenar a campanha em Rondônia, e, ajudar a coordenar a campanha nacional em Brasília. A minha missão é eleger o maior número de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Acredito que manteremos aqui no Senado, a maior bancada. Pretendemos também fazer o mesmo na Câmara Federal”, declarou.

Quanto ao governo comandado pela dobradinha Dilma e Michel Temer, o peemedebista afirmou: “Estamos no caminho certo. O Brasil tem enfrentado algumas dificuldades, como o mundo inteiro enfrenta. Entretanto, existe uma diferença grande entre as dificuldades enfrentadas pelos EUA e a UE, por exemplo. Vale ressaltar, que o Brasil tem um dos menores índices de desemprego do mundo, cuja taxa é de 5%. A União Europeia tem 27% e, os Estados Unidos em torno de 12%. Ressalto ainda que se trata da menor taxa de desemprego da história de nosso país. Portanto, a economia está indo bem, apesar do crescimento não ser ainda muito elevado. Lula e José de Alencar deram os primeiros passos. Dilma e Michel, estão dando continuidade ao desenvolvimento pleno do país. Os dois governos, já tiraram da pobreza, mais de 40 milhões de brasileiros”, concluiu.

Coincidência ou não, após a entrevista com o presidente do PMDB, Dilma Rousseff cresceu de forma especial nas pesquisas para a reeleição. O que se deu, em quase todos os segmentos da sociedade. Acredita-se que o apoio do PMDB nacional e de lideranças do PMDB em Goiás, que já abraçam a candidatura de Júnior do Friboi, transformará em realidade a chapa dos sonhos em Goiás de Lula e Dilma; do PMDB nacional e parte do PMDB estadual, ou seja: Júnior do Friboi para governador; Iris Rezende para o Senado e, um nome do PT para vice.