O prefeito do Entorno, João de Deus se enquadra no perfil que o povo quer para deputado distrital!

(Prefeito de Água Fria de Goiás, João de Deus)

Por: Walter Brito

Pesquisa quantitativa feita pelo Instituto O Parlamento em todo o Distrito Federal, nos dias 17 e 18 de outubro, quando foram ouvidos 600 eleitores, indica que a Câmara Distrital terá uma renovação de 70% em seu quadro de parlamentares, quando 17 novos deputados serão eleitos e somente 7 deputados distritais se reelegerão em 2014.

O maior desgaste da atual Câmara Legislativa do Distrito Federal, refere-se ao envolvimento de parlamentares em casos de corrupção; o alinhamento cego de parlamentares ao Palácio de Buriti; o irrelevante número de projetos aprovados que favoreçam efetivamente a população; além da falta de um brigador na tribuna, pelas causas de Brasília. As principais exigências dos entrevistados na pesquisa são: olhar especial para a saúde pública, segurança, emprego, transporte público e a defesa do Entorno. Esta região, segundo percentual significativo dos eleitores, poderá se transformar em uma “Baixada Fluminense”, caso não sejam tomadas medidas drásticas e imediatas na segurança pública.

Perfil ideal para ser deputado distrital em 2014

O perfil de parlamentar levantado pelo Instituto O Parlamento, se enquadra na luta empreendida pelo repórter Mário Eugênio nos anos 70, contra o tráfico e a corrupção, o que culminou com o covarde assassinato do jornalista do Correio Braziliense. Faz parte também do perfil indicado pelo eleitorado de Brasília; a verve afiada do ex-senador Arthur Virgílio Neto, atual prefeito de Manaus e também o deputado federal Antônio Reguffe. Estes dois, foram citados principalmente, no Lago Sul, Lago Norte, Park Way, Plano Piloto, Sudoeste e parte do Guará. Vale lembrar que o discurso contundente de Arthur Neto e o comportamento ético de Antônio Reguffe, além da valentia do saudoso Mario Eugênio, são modelos ideais para a reforma da Câmara Distrital. A pergunta estimulada da referida pesquisa, dizia o seguinte: Qual dos nomes abaixo, se enquadra no perfil de seu deputado distrital em 2014?

A ( ) – O Saudoso repórter Mário Eugênio.
B ( ) – O atual deputado federal Antônio Reguffe.
C ( ) – O ex-senador do PSDB Arthur Virgílio Neto (atual prefeito de Manaus).
D ( ) – Outro.
E ( ) – Nulo e Branco.
F ( ) – Não sabe.

O resultado foi surpreendente, pois o perfil do saudoso Mário Eugênio obteve 33% de citações do eleitorado; Antônio Reguffe 27% e o perfil do ex-senador Arthur Vigílio Neto; ficou na casa dos 14%. Por outro lado, 20% dos entrevistados optou pelo quesito outro. Neste, as citações se deram de forma espontânea, ou seja: o perfil de um deputado que seja da religião católica com 8,5%; da religião evangélica 4%; funcionário público 3%; militar 2%; médico 1,5%; empreendedor 1%; brancos e nulos 2%; não sabe 4%.

O prefeito João de Deus, se enquadra no perfil de deputado distrital 2014

Com base na pesquisa, entrevistamos um pré-candidato, que se enquadra no perfil sugerido pela pesquisa. Trata-se do atual prefeito de Água Fria de Goiás, João de Deus. Ele foi 3 vezes deputado distrital, quando se elegeu 2 vezes pelo PDT e uma vez pelo PP. Atualmente João de Deus está filiado no PRTB brasiliense, mesmo partido do ex-governador Joaquim Roriz. Entrevistado pela reportagem, o prefeito disse o seguinte: “Estou no segundo mandato como prefeito de Água Fria, cidade que amo e que estou trabalhando a favor de seu povo, desde os tempos em que era deputado distrital. Entendo, como entende também o ex-governador Roriz, que as cidades do Entorno precisam do apoio dos parlamentares de Brasília e do Palácio do Buriti. Não se pode administrar Brasília, sem um olhar especial para sua Região Metropolitana. Vale ressaltar, que transformei para melhor o sistema de educação em Água Fria; adquiri recentemente 8 ônibus novos, bem como patrulha mecanizada para recuperação de nossas estradas vicinais que escoam a produção. Bani da sede da prefeitura, corruptos que queriam me subornar por meio de investimentos ilegais do fundo da Previdência. E mais, conseguimos prender três famosos traficantes de droga, por meio de recompensas pagas pelo poder público municipal. Quando fui deputado distrital, criei através de lei, os Conselhos de Segurança Pública; o projeto Na Hora; o projeto que permite o livre acesso dos militares aos eventos culturais; Transformei os becos que eram pontos de drogas, no Gama e na Ceilândia; em residências para policiais. Portanto, tenho trabalho prestado em Brasília, na minha cidade, Água Fria de Goiás e Entorno. Chegou a hora de implantar o melhor projeto para segurança pública do Distrito Federal. Se o povo de Brasília me der um quarto mandato, lutarei por isso”, declarou João de Deus.