1028 candidatos ao Parlamento Distrital e só 24 vagas!


Agaciel Maia, Liliane Roriz, Risomar Carvalho e Paulo Roriz

Por: Walter Brito

Muitas noites sem dormir, horas de lazer trocadas por comícios, discursos e mais discursos iniciaram e terminaram a mais acirrada campanha política das últimas décadas no Distrito Federal. O instituto de pesquisas Directa/O Parlamento que ao longo da campanha acompanhou o crescimento de uns e a derrocada de outros, hoje encerra o seu compromisso com a democracia entregando aos leitores, partidos políticos, candidatos, cabos eleitores e ao povo de um modo geral; a última pesquisa de intenção de votos, que ajudará a nortear a escolha de nossos futuros parlamentares.

O instituto ouviu mil eleitores nos quatro cantos do DF, tais como: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte; Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal; Guará I e II; Gama; Itápoã; Jardim Botânico; Núcleo Bandeirante e Candangolândia; Lago Sul; Lago Norte; Planaltina (Vale do Amanhecer); Paranoá; Park Way; Recanto das Emas; Riacho Fundo I e II; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Sobradinho I e II; Sol Nascente (eleitores de Brasília); Sudoeste/Octagonal; Taguatinga Norte; Taguatinga Sul e Vicente Pires.

A pesquisa foi registrada no TER-DF sob o número DF- 00064/2014 e tem margem de erro de 3,1% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O primeiro colocado na pesquisa é o ex-diretor geral do Senado Federal, Agaciel Maia (PTN), que pontuou com 3,6%; Liliane Roriz (PRTB) com 2,5% e Risomar Carvalho (PT) com 2,2%. O sobrinho do ex-governador Joaquim Roriz, o deputado distrital Paulo Roriz (PP), obteve 1,7% e se colocou em quarto lugar. Foi uma grande surpresa o seu avanço, mas sei que foi por meio de muito trabalho e determinação. Os cartazes e cavaletes de rua do candidato do PP foram considerados pelos observadores de plantão e, conhecedores do marketing político local, os melhores colocados estrategicamente. Em cada esquina, em cada viela ou um morro de terra qualquer, mas que permitisse melhor visibilidade ao transeunte. Lá estava lá a marca, “gente que melhora”, slogan que ficou famoso nas ruas de Brasília nos últimos 90 dias.

Desejamos a todos que concorreram: muitos sucessos!

Independentemente da vitória nas urnas, pois são 43 concorrentes por vaga, enquanto que para ter acesso ao curso de engenharia na UnB, são 27 candidatos por cada vaga. Esperamos que os eleitos cumpram os compromissos assumidos na campanha e, que trabalhem pra valer, em prol de uma Brasília mais pacífica, democrática e que tenha oportunidade para todas e todos.

Veja o resultado da estimulada para deputado distrital do DF :