Novos vôos dos Distritais

(Foto acima Olair Francisco, Eliana Pedrosa e Chico Leite)

Por: Walter Brito

Diversos deputados distritais cogitam novos vôos para 2014, entre os quais, Olair Francisco do PT do B, Eliana Pedrosa do PSD e Chico Leite do PT.

Olair que tem uma das mais bonitas histórias de superação pessoal, pois, de menino pobre e camelô em Taguatinga, hoje é um importante empresário, proprietário de uma rede de lojas de varejo, com cerca de 40 unidades, espalhadas por todo o Distrito Federal e cidades goianas, principalmente na Região Metropolitana de Brasília. Homem de gestos simples, entretanto, inteligente e determinado. Tudo indica que Olair não está na política para brincadeira. Ele faz um mandato equilibrado, discreto, mas cheio de realizações, que podem conduzi-lo a um mandato na Câmara Federal. Certamente as lojas do empresário localizadas nas cidades do Entorno, região dona de 100 mil eleitores no Distrito Federal, ajudarão e muito, o distrital alçar vôos maiores.

Eliana Pedrosa trabalha diuturnamente para se tornar a primeira governadora eleita pelo voto popular, no Distrito Federal. Ela é filiada ao PSD de Rogério Rosso, que vez por outra, se encontra com o governador Agnelo do PT. Rosso é também amigo de Roriz e sonha com o apoio do velho cacique da política brasiliense. Roriz já prometeu lançá-lo ao GDF. Portanto, não se sabe se Eliana terá a garantia de seu partido para pleitear o Buriti.

Já o Chico Leite, que é sem dúvidas um dos melhores deputados distritais de Brasília, não sabe o que fazer com o seu capital político, adquirido ao longo de sua trajetória, baseada na ética e em um discurso consistente, que teve origem nos tribunais, no exercício de suas funções como promotor de justiça e professor de direito nas faculdades de Brasília. Apesar de todo cacife, o distrital briga desde a eleição de 2010, por espaço no PT, para disputar uma vaga no Senado. À época, Chico tinha uma das melhores performances nas pesquisas para disputar mandato majoritário. Três anos se passaram e Chico sabe que dificilmente terá candidatura definida para o Senado com o aval dos caciques do PT brasiliense. Resta uma esperança: O registro definitivo do Ride da Marina Silva.

Como se vê, dos três parlamentares que almejam novos vôos, o mais certo é a viabilidade do vôo de Olair Francisco, por incrível que pareça!