A eleição do Twitter

Por Walter Brito

O mundo evoluiu e com a evolução veio às transformações em nossa sociedade, em todas às áreas, principalmente a tecnológica.

Nesta seara, as redes sociais na Internet, representam o carro-chefe da comunicação moderna, quando povos de todo o planeta se interagem por meio de uma linguagem única, independente do nível cultural de cada um. Claro, guardadas às devidas proporções e algumas exceções, que nem sempre a regra contempla com exatidão.

No mundo da política, o presidente norte americano Obama, é vanguardista nas redes sociais. Tanto no que se refere a simples arrecadação de um dólar dos eleitores menos abastados, como na atração dos grandes financiadores de sua campanha. Na campanha que elegeu Obama presidente, foi fantástico e também providencial, o marketing implementado de fora para dentro. Ou seja, jovens alemães, japoneses, latinos, africanos, etc, por meio da internet, ajudaram a convencer de forma efetiva, o povo americano de que, Barack Obama seria o melhor nome para presidência dos EUA e para o resto do mundo.

No Brasil, Marina Silva deu um susto no Lula e na então pré-candidata Dilma Rousseff levando à eleição para o segundo turno, disputado entre Dilma e Serra.

Vale lembrar, que a Marina obteve 20% do eleitorado nacional. Em Brasília, por exemplo, a seringueira foi a mais votada para presidência da República, quando obteve 41% dos votos brasilienses. O carro-chefe de sua eleição foi comandado pelas redes sociais.

Eleições Municipais

  • Pré-candidato à prefeito Gabriel Chalita

  • Em 2012, quando ocorrem às eleições municipais nos 5565 municípios brasileiros, os e-mails, facebooks, orkuts, my spaces, continuarão firmes. Entretanto, a vanguarda certamente será o Twitter que, soberano, dará a vitória a muitos prefeitos (a) e vereadores (a) em capitais e cidades médias e pequenas.

    O twitter tem a capacidade de ampliar de forma muito forte e instantânea a notícia.

    Lá em São Paulo, por exemplo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), o candidato da igreja católica, que é também o candidato do vice-presidente da República Michel Temer e do PMDB, o deputado federal Gabriel Chalita, pontua com apenas 5%. Ele está atrás de Serra (PSDB) com 20%; Netinho de Paula (PCdoB) 14%; Paulinho da Força (PDT) 8%.

    Os marqueteiros de Chalita acreditam que ele irá para o segundo turno impulsionado pelo twitter. Os tuiteiros da campanha peemedebista já detectaram o crescimento do candidato católico, junto aos jovens de 16 a 30 anos. Vale lembrar que apesar de ter 43 anos, o deputado aparenta na TV ter no máximo 30, o que ajuda a atrair os jovens, principalmente o eleitorado feminino.

  •  Pré-candidato à prefeito ACM Neto

  • Já ACM Neto, pré-candidato a prefeito de Salvador, tem a idade de Cristo, ou seja, 33 anos. Sua estatura miúda e aparência frágil, também o deixam mais jovem identificado com a turma das redes sociais. Como o pré-candidato do DEM, tentará manter o curral eleitoral criado pelo seu avô ACM. Para isto ocorrer, ele trabalha de forma moderna e arrojada. ACM Neto usa diuturnamente o twitter, onde os soteropolitanos de todas às matizes interagem com a assessoria do neto do velho cacique baiano, o falecido Antônio Carlos Magalhães. ACM Neto tem 10,5% de intenção de votos na espontânea, contra 4% da senadora Lídice da Mata (PSB). Já o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) e o senador Walter Pinheiro (PT) aparecem em seguida, com 3 e 2,5% respectivamente. Os indecisos somaram 56% e 19,4 afirmaram que votariam em branco ou nulo, segundo dados coletados pela Potencial Pesquisas.







  • Pré-candidato à prefeito Evandro Júnior

  • Lá em Maringá no Paraná, o governador Beto Richa (PSDB), tem quatro pré-candidatos de sua base: Pupin, Quinteiro, Batista e Evandro Junior. Entretanto, o jovem pré-candidato Evandro Junior do PSDB, 24 anos, avança a passos largos superando seus adversários, com foco nas redes sociais. Ele poderá obter efetivamente o apoio do governador, quando Richa analisar de forma mais aprofundada a desenvoltura do tucano nas redes sociais, especialmente no twitter.

    Eleições no Entorno do DF

    Nos arredores de Brasília, na dita Região Metropolitana, constituída de 22 municípios, a cidade que mais imita a capital da República é o município de Cristalina: na área tecnológica, automobilística, moda e também na política. No uso do twitter na política, certamente a capital do cristal imitará a cidade criada por JK, relembrando inclusive a boa performance da acreana Marina Silva, na eleição presidencial, quando ela obteve 41% dos votos, impulsionados pelas redes sociais.

  • Pré-candidato à vereador João Fachinello

  • Nesta seara, o jovem pré-candidato a vereador João Fachinello Júnior já dá os primeiros passos, interagindo com a comunidade tuiteira. Ele avançou tanto nos últimos trinta dias, que alguns já o citam como pré-candidato a vice-prefeito. É importante lembrar que o prefeito Luiz Attié, pré-candidato à reeleição pelo PSD ainda não escolheu o seu vice. Contudo, são citados por populares, os seguintes nomes: Joana Assad, Fátima Castro, João do Faxinal, Dr. Guimarães, Edézio Minetto, Zucato, Ólivar Caetano, Marquinho Abrão e João fachinello Filho.

    A cidade de Formosa, também localizada nas proximidades do Distrito Federal, ou seja, distante 70 km do Palácio do Planalto, certamente terá uma das eleições mais disputadas para prefeito e vereador.

    Um dos motivos para o acirramento da campanha em Formosa, que tem hoje mais de 100 mil habitantes é a duplicação da BR 020, que liga Brasília ao Nordeste brasileiro e, foi duplicado no trecho entre Brasília e Formosa. Com isso, a valorização imobiliária cresce de forma avassaladora, aumentando o PIB de toda a região e ao mesmo tempo o desejo de diversos líderes regionais pelo poder.

  • Pré-candidato à vereador Silas Negreiros

  • Destacam-se, o prefeito Pedro Ivo (PP), o ex-administrador de Taguatinga e Samambaia advogado, empresário e deputado estadual suplente, Itamar Barreto (PSD) e, Ernesto Roller (PMDB), ex-deputado estadual e ex-secretário de segurança pública. Dos três pré-candidatos, dois são aficionados pelas redes sociais: Itamar no facebook e Ernesto no twitter.

    Entretanto, a vanguarda das redes sociais formosenses é comandada pelo pré-candidato a vereador pelo PDT, Silas Negreiros. Este, com apenas 19 anos é estudante de engenharia civil no Distrito Federal, músico nas horas vagas e tuiteiro ativo. No facebook, ele já tem mais de 900 amigos. Entrevistado pelo site Cristal Pesquisas, Silas disse o seguinte: “Sou seguidor de nosso comandante maior, Leonel de Moura Brizola. Ele foi governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro por duas vezes, sempre lutando por educação de qualidade para o povo brasileiro. Estou Nesta. Acho que o twitter e os demais instrumentos das redes sociais ajudarão de forma efetiva a levar a educação para frente. Se eu for escolhido candidato na convenção de meu partido, irei à Brasília convidar o senador Cristovam Buarque e o deputado Antônio Reguffe para o meu palanque. Até porque, ambos são tuiteiros como eu”, declarou.

    Página Inicial