Pedro Ivo, o tocador de obras no Entorno de Brasília

  • Prefeito Pedro Ivo e Cybelle

  • Por Walter Brito

    Engenheiro por profissão e prefeito pelos acasos do destino, Pedro Ivo Faria nos recebeu em sua residência no município de Formosa às 7h da manhã, quando já tinha feito sua caminhada matinal. Durante a entrevista, sua esposa Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, que também além de primeira Dama é secretaria de ação social, acumulando com a secretaria de obras, nos cumprimentou gentilmente.

    Enquanto o marido concedia entrevista ao nosso site, ela despachava com um grande número de profissionais que ajudam o casal a tocar obras e ações em todos os bairros, centro da cidade e zona rural. Vale ressaltar que a primeira Dama é arquiteta e responsável pelo projeto do hospital municipal da cidade, construído no governo Neném Araújo.

    Logo no início da entrevista, o prefeito que se elegeu pelo PP, tratou de esclarecer que chegou ao comando da prefeitura da cidade, por meio do padrinho Tião Caroço. “Tive a oportunidade de assessorar o prefeito Tião Caroço, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. Na prefeitura, fui seu secretário de obras e no período em que ele dirigiu a secretaria de obras do Estado, tive o prazer de assessorá-lo também como técnico. Acho que prestei um bom trabalho nas duas oportunidades, pois por meio deste reconhecimento, ele e todo o seu grupo político me apoiaram para prefeito. Apesar de ser pouco conhecido na época, fui eleito e agradeço sobremaneira o apoio recebido do valoroso companheiro Tião Caroço e seu grupo político, que hoje dá sustentação ao meu governo”, declarou.

    Relato Administrativo

    Bastante descontraído, o prefeito fez um relato de seus três anos e meio no Governo. Ele afirmou que apesar da crise financeira que atingiu o mundo em 2009, inclusive os Estados Unidos da América, ele teve a felicidade de iniciar bem a sua administração. Pedro declara ter construído 500 casas; o Instituto Federal; o Centro Esportivo do Jardim Califórnia; levou para a cidade o Sebrae e Senai e, conseguiu asfaltar parte significativa da cidade.

    “Apesar de em 2009 e 2010 eu não poder contar com o apoio do governo de meu Estado, tive um sucesso relativo, devido ao apoio do governo federal, o empenho de minha equipe e a compreensão do povo formosense”, declarou.

    O prefeito se empenhou de corpo e alma na campanha de Marconi Perillo para governador. Ele ajudou com todas as forças a reconduzi-lo ao Palácio das Esmeraldas. Vale ressaltar que o prefeito de Formosa Pedro Ivo, foi muito criticado à época por seus adversários, pois pertencia ao partido do então governador Alcides Rodrigues, o PP e, apoiou o tucano Perillo.

    “Apoiei o Marconi por uma questão de fidelidade e compromisso. Ele é do PSDB e me apoiou para prefeitura de Formosa. Não poderia por uma questão de lealdade, deixar de apoiá-lo. O fiz com tranquilidade e ao final fomos vitoriosos”, emendou.

    Pedro disse que a partir da ascensão de Perillo, o seu governo mudou de cara e os recursos passaram a chegar com regularidade. Ele acrescentou que em 2011 teve a feliz ideia de concretizar a parceria com o Partido dos Trabalhadores, o que lhe permitiu carrear recursos do governo federal, com a força dos seus secretários do PT, que hoje fazem parte de sua base política.

    “A partir do governo Marconi e aliança com o PT, estamos construindo o Anel Viário de Formosa, que será concluído no mês de julho de 2012. Não tenho dúvidas que essa obra será um passo importante no desenvolvimento de nossa cidade. Vamos fazer o Parque do Abreu, que certamente valorizará aquela importante região da cidade, principalmente no que diz respeito à questão imobiliária. Já no que se refere ao Parque Vila Verde, vamos terminar o asfalto de todas as ruas. Vamos também concluir obras das galerias, lagos e a construção de mais 115 casas em nosso município”, declarou.

    União da Família Faria

  • Pedro Ivo e família

  • As ações e obras da atual administração, tocadas com a união firme da família Faria, Pedro Ivo e Cybelle, teem o apoio firme e efetivo das filhas Laura, Ana Luísa e Beatriz. Estas apesar de serem estudantes, acompanham e incentivam os pais na missão que o destino os conduziu.

    “Tenho muito orgulho de ter a família que Deus me deu. O meu pai e o da Cybelle são amigos de longa data, pois são da mesma carreira profissional, a magistratura. Eu e minha Cybelle estamos no mesma atividade. Eu na engenharia e ela na arquitetura. Estamos felizes em administrar a cidade que amamos. As minhas filhas são estudantes, mas acompanham com muito interesse o nosso trabalho à favor do povo formosense. A unidade familiar é muito importante na vida do ser humano. Concordo plenamente com o ditado popular: “A família é a maior referência da humanidade”, disse.

    Mais Obras

    Continuando a falar sobre sua administração, o prefeito afirmou que espera concluir ainda este ano, 13 creches já começadas. Coincidentemente o número do partido que lhe dá sustentação, o PT de Lula, Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante. Pedro disse que com o apoio do governo do Estado, iniciará neste mês de abril, as obras para o asfaltamento de 11 bairros na cidade, o que deixará Formosa de cara nova. A grande preocupação do prefeito agora, depois do significativo número de obras realizadas na cidade e, ações que mudaram para melhor a vida do cidadão formosense, é com o pleno emprego.

    “Estou convicto de que brevemente traremos para a cidade, uma indústria de grande porte e outras intermediárias, o que certamente farão a diferença nesta questão que nos aflige que é o desemprego. Com isso, baixaremos esse alto índice que nos incomoda e, entraremos na era do pleno emprego”, disse.

    Questionado sobre a obra mais importante realizada nos seus três anos e meio de governo, o prefeito disse que todas são importantes, no entanto o Instituto Federal lhe enche os olhos. Apesar de ser construída com recursos do governo federal, a prefeitura deu uma importante contrapartida: doou o terreno, fez a terraplanagem e o cercamento da área, além de ações menores. Segundo ele, esta obra, permitirá que a juventude faça cursos profissionalizantes e cursos superiores de qualidade. “Os alunos do Instituto Federal, ao concluir o curso, já estarão automaticamente empregados, o que fará a diferença para a cidade, composta de uma juventude inteligente e dinâmica, mas faltava esta oportunidade que apareceu. O Instituto Federal completa tudo isso”, disse.

    Saúde Pública

  • Pedro Ivo e Cybelle

  • A saúde pública é um problema nacional, contudo lá em Formosa, o desenrolar das ações, indicam que esta área está entrando nos trilhos do desenvolvimento, de acordo com as informações do prefeito. Os PSF’s representavam uma dificuldade enorme, pois a maioria era alugada. Acredita-se que até o final de 2012 a cidade terá à sua disposição 27 PSF’s, o que é significativo para uma cidade do porte de Formosa. Pedro Ivo informa também, referente à importante reforma do hospital municipal, como também a possibilidade deste mesmo hospital, tornar-se regional, por meio de uma parceria com o governo do Estado.

    Educação

    Na área educacional, a grande novidade são as escolas de tempo integral. Também faz parte do desenvolvimento nesta área, a ampliação da rede educacional, incluído aí à construção de creches e quadras esportivas; além de uma escola estadual que está sendo construída na cidade.

    Segurança Pública

    Na área de segurança pública, Formosa está tendo mudança efetiva, com a criação da Guarda Municipal e a consequente aquisição de seus equipamentos, tais como; seis automóveis; 12 motocicletas e a aquisição de uma viatura supermoderna, cuja tecnologia é de origem Israelense. Este equipamento permite inclusive, fiscalização à longa distancia. A viatura será liberada brevemente pelo governo federal e custará R$ 600 mil.

    Esporte

    Na área do esporte, só se comenta na cidade entre os desportistas, a construção do Centro-Olímpico, cuja obra está sendo tocada com muito carinho pela primeira dama e secretária de obras, a arquiteta Cybelle Faria. O centro será equipado com pista de atletismo, dois ginásios e um centro de lutas.

    AMAB

    O prefeito Pedro Ivo é também presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília – AMAB. Ele assumiu a entidade, em um momento ímpar, quando a presidenta Dilma Rousseff criou o PAC do Entorno, com o orçamento de R$ 6 bilhões de reais, cujo objetivo é melhorar a vida dos munícipes das duas 22 cidades do Entorno Brasília. Foi criada também a Sudeco – Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, com recursos que serão aplicados nesses municípios, esquecidos por décadas pelo poder público.

    Todas estas novidades, com a expectativa de desenvolver a Região Metropolitana de Brasília serão capitalizadas pela AMAB. “Os recursos do PAC, representarão uma nova realidade para os nossos municípios. Serão criadas agências na Região, o que certamente facilitará a aplicação dos recursos que estão vindo aí. Estou lutando ao lado de meus pares, para o desenvolvimento integrado das 22 cidades que circundam o Distrito Federal. O ex-secretário da cultura de Brasília, Ricardo Marques está dividindo o seu precioso tempo, com uma missão que lhe dei na AMAB. Ele agora é nosso secretário executivo e conta com o apoio dos 22 prefeitos da Região. Suas ideias e seu bom relacionamento no Brasil, nos ajudarão de forma muito forte, acredito”, falou.

    Aloizio Mercadante

  • Mercadante,Jurandir Araújo e o Prefeito Pedro Ivo na Treição do Hospital Municipal de Formosa

  • Pedro Ivo disse também sobre seu relacionamento com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante e a importância da duplicação da BR-020 para Formosa.

    “O próprio Ministro Mercadante se declarou embaixador da cidade de Formosa. Ele realmente tem ajudado e muito a cidade. Todas às vezes que o procuramos em Brasília, nos atendeu prontamente. Ele veio aqui e conheceu nosso hospital e prometeu nos ajudar a construir uma nova história, tanto na questão de infraestrutura como na sua área que é a educacional. O dia que ele veio aqui iria viajar com a presidenta Dilma. Veio pela manhã e viajou à tarde com a chefe da nação. Está agendado para o dia 20 de abril sua presença na cidade, quando inauguraremos duas creches. Ganhamos um amigo e um padrinho de peso no governo federal. Quanto à duplicação da BR-020 é sem dúvida uma obra importante e fundamental para o desenvolvimento de Formosa. O deputado federal Pedro Chaves já colocou uma emenda parlamentar, no valor de R$ 10 milhões de reais, para a duplicação do trecho entre Formosa e à Polícia Rodoviária Federal. A explosão imobiliária é inevitável em nosso município. E, consequentemente o desenvolvimento”, comentou.

    Não titubearei e serei candidato à Prefeito

  • Pedro Ivo

  • Questionado se será candidato à reeleição, o prefeito respondeu com paciência e muita humildade: “14 partidos e 162 pré-candidatos a vereadores se uniram e vieram me dizer que apoiam a minha continuidade na prefeitura. Acho que ainda é prematuro falar de política, pois o meu compromisso é fazer uma boa administração na cidade que eu amo e, juntamente com minha esposa Cybelle estamos criando e educando as nossas filhas. Entretanto, não vou fugir da raia, principalmente pelo fato de ter prestado serviços relevantes à Formosa. Portanto quero dizer, ao povo ordeiro de Formosa, que sempre me apoiou nos momentos de glória e também nos de dificuldades, que após a convenção do meu partido, se eu for escolhido para disputar novamente à prefeitura, não titubearei e partirei para a luta ao lado de minha esposa que, além de minha companheira é o meu braço forte” concluiu.