Eike será o mais rico do mundo em 2016

Por Walter Brito

  • Eike Batista.

  • Luma de Oliveira, ex-mulher de Eike Batista, durante os anos em que foi casada com o milionário brasileiro, sempre reinou soberana nos carnavais cariocas, cuja repercussão suplantou as divisas de nosso país.

    Outro dia, o ex de Luma, numa aparição fantástica na TV, confirmou que é o homem mais rico do Brasil e o oitavo do mundo e, até 2016 no máximo, será o todo poderoso do Planeta Terra.


    É claro que a matéria veiculada na TV, não foi de graça e, certamente teve um custo. Por meio dela, ele ganhou mais respeito e credibilidade mundo afora, como gosta. Enquanto isso, multiplicou a sua fortuna e carimbou com o seu inimitável X. “Eu me considero um criador de riquezas, como um compositor que compõe uma música! As minhas notas por acaso são dinheiro”, afirmou modestamente Eike.

    Como se vê tudo na sua mão vira ouro, inclusive, a matéria da TV lhe rendeu mais alguns carimbos X pelo mundo.

    Entretanto, a piada nacional de que seu pai, Eliezer Batista, ex-ministro das Minas e Energia, deixou-lhe o mapa do tesouro e da fortuna, é de mau gosto. Dizem por aí, que Eike ficou rico, graças ao papai bondoso, que munido de informações do governo, deixou-lhe como herança o mapeamento das riquezas minerais do Brasil, traçando assim, o destino glorioso de seu filho. Eike está investindo num mega projeto do Rio de Janeiro, 40 bilhões de dólares. Isto, só para citar um de seus empreendimentos.

    É de fato uma grande calúnia e mentira deslavada daqueles que não tem o que fazer e, tentam diminuir os valores do empresário brasileiro. Acho até, que é frustração de alguns derrotistas e até mesmo derrotados, que não admitem o sucesso, de quem começou na vida, como vendedor de apólices na Alemanha, aprendeu a falar e escrever corretamente cinco idiomas desafiou malárias na Amazônia e, descobriu a ponta da meada. Ele fez fortuna, como um poeta faz uma música, o que também é difícil, especialmente se a música for de boa qualidade. Que o diga o alemão Ludwig Van Beethoven, com a sua 9º Sinfonia.

  • Eike

  • Se tais piadas fossem verdadeiras, ainda assim, Eike seria um vitorioso, pois, muita gente nasceu rica e, em berços de ouro e sequer conseguiu administrar a fortuna que herdou, ganhou na loteria ou de outra forma qualquer. É o caso, por exemplo, do maior Playboy brasileiro, Jorginho Guinle, que foi dono do Copacabana Palace, das docas de Santos e morreu na miséria. Jorginho no final da vida contava aos quatros ventos, o seu maior feito, ou seja, embrulhar em seus lençóis, belíssimas mulheres do mundo artístico como: Marylin Monroe, Lana Turner, Hedy Lamarr, Verônica Lake, Jayne Mansfield, Rita Hayworth, Ava Gardner, Kim Novak e Romy Schneider. O que não é de tudo ruim, Eikei também é famoso nessa seara, porém, discreto.

  • Luma e Eike

  • Exemplos como esse, se multiplicam pelo mundo, sem o carimbo X é claro. Na Europa, o ex-milionário Michael Carool ganhou 11 milhões de euros na loteria quando tinha 19 anos. Gastou todo dinheiro. Agora, quer de volta o emprego que tinha: lixeiro. Nos EUA, o ator Gary Coleman, com oito anos já era famoso e rico. Ficou famoso no Brasil pela série Different Strokes (minha família é uma bagunça). Tal qual Jorginho Guinle, ficou na miséria. Ele tentou suicídio duas vezes e mais tarde processou seus pais e o empresário, por roubarem todo o seu dinheiro. Em 2003, concorreu ao governo da Califórnia e perdeu para outro ator, Arnold Schwarzenegger. Gary Coleman, não conseguiu fazer o mesmo que os seus conterrâneos, Donald Trump e Abraham Lincoln, que depois de ricos e famosos, foram ao fundo do poço e depois recuperaram tudo.

  • Eike, Olin e Thor

  • Alguns maldosos de vez em quando, pregam por aí que os negócios de Eike Batista são arriscados e perigosos e, a qualquer momento ele poderá ter uma derrocada. Eike poderia dizer ”Enquanto os cães ladram a caravana passa”. Como foi criado na Suiça, o filho de Eliezer Batista é fino no trato com seus adversários e diz: “Quem não se arrisca não petisca”.

    Luma de Oliveira, e seus herdeiros Thor e Olin Batista estão com tudo e muito prosas. Entretanto, o sucesso dos negócios de Eike e o respeito que ele adquiriu em todo planeta, o deixará muito a vontade neste carnaval e, em muitos outros que virão nas próximas décadas.

    Página Inicial