Itamar Barreto: A saga de um vencedor

Por Walter Brito

  • Itamar Barreto e Vilmar Rocha

  • O advogado de Formosa Itamar Barreto é de fato um vencedor. Perdeu o seu pai Dedé Barreto aos 17 anos e dele herdou a coragem e determinação de um trabalhador. Herdou também de Dedé Barreto, a obrigação de educar os nove irmãos. Destemido e olhando sempre para frente, o jovem formosense percebeu que o seu futuro seria pegar a BR-020 rumo à Brasília. O fez com coragem e determinação. Conseguiu o seu primeiro emprego, onde se estabilizou e teve a oportunidade de formar-se no curso de Direito.

    Por meio da estabilidade financeira, conseguiu ajudar toda sua família. Ele é titular do cartório do 8º Ofício de Registro de Imóveis de Ceilândia. Casou-se com Maria Helena Portela Marinho e mostrou aos seus descendentes: Patrícia, Fabíola, Itamar e Rubens, o caminho do bem e da prosperidade. Entretanto, o jovem sonhador formosense queria mais. Bem relacionado na Capital da República, aproximou-se do ex-ministro da cultura e ex-governador de Brasília, José Aparecido, com quem trabalhou ao assumir a administração de Taguatinga em 1987. Em 1992 foi convidado por Joaquim Roriz para administrar Samambaia.

    Itamar quer ser Prefeito

    Entrevistado pelo site Cristal Pesquisas, ele disse o seguinte: José Aparecido foi um grande amigo, com quem aprendi muito na vida pública. Da mesma forma ocorreu com o meu amigo Joaquim Roriz. Ambos administradores competentes e primaram pela facilidade de distribuir competências, dando autonomia aos seus colaboradores. Acredito que fiz um bom trabalho sob a batuta desses dois líderes. Convivi com o ex-governador José Arruda. Este implantou uma forma moderna e arrojada na administração pública no DF.

    Baseado na minha trajetória é que coloco novamente, pela quarta vez o meu nome à disposição do povo de minha terra, a minha querida Formosa. Se Deus permitir, quero ser prefeito.

    Vale ressaltar que o formosense Itamar Barreto é homem de convicções firmes e não desiste fácil de seus projetos, especialmente aqueles que acredita. Tal qual Abraham Lincoln, que perdeu diversas eleições e com a sua perseverança, conseguiu se eleger e transformar-se no melhor presidente dos EUA.

    Para chegar lá, Itamar diz que pretende mudar o que está errado em Formosa. Por isso enfrentará mais uma vez de cabeça erguida a sua quarta eleição para prefeito da cidade, que um dia almeja ver consumindo nos supermercados os seus próprios produtos, como foi no passado de forma artesanal. “Se você for hoje a uma mercearia em qualquer lugar de Formosa, ou a um sofisticado supermercado da cidade, vai perceber que os produtos foram produzidos em outras cidades como: Rio, São Paulo ou Belo Horizonte. Na minha infância os doces das folias do Divino Espírito Santo eram servidos nos potes de barro e produzidos aqui. Hoje nos supermercados encontramos doces e pimentas produzidos e industrializados em Luziânia, Pirenópolis e Anápolis. Quero mudar isso e gerar renda aqui na cidade”, declarou Itamar.

    Centro de Convenções em Formosa

  • Salto do Itiquira

  • De acordo com Itamar Barreto, a duplicação da BR-020 é muito importante para o desenvolvimento de Formosa. Entretanto, ele acredita que a cidade não conseguirá capitalizar as benesses desta duplicação, sem olhar para o futuro. “A principal ação que o poder público tem que implementar em nosso município para capitalizar às facilidades do acesso de Brasília à Formosa, é a construção de um grande Centro de Convenções. O Centro de Convenções do Distrito Federal está com a agenda cheia até o final de 2013. Precisamos incrementar o turismo em nossa cidade e a realização de grandes eventos será sem dúvidas uma importante estratégia, o que irá melhorar de forma efetiva a economia de nosso município. Consequentemente diminuirá o desemprego e aumentará a autoestima do cidadão formosense, tal qual ocorreu nos últimos três anos na cidade de Cristalina, onde o desemprego era 40% e hoje é apenas 6%. Méritos do prefeito Luiz Attié do PSD, meu amigo de longa data", declarou Itamar.

    Em 2014 ocorrerá a Copa do Mundo. Diversos Administradores do Entorno falam em levar para suas cidades turistas, que virão assistir jogos em Brasília. Formosa que fica a 40 minutos do Palácio do Planalto está situada numa região estratégica. Sobre essa questão, o prefeitável disse o seguinte: “Uma cidade privilegiada como Formosa, precisa do interesse de um bom gestor. Temos aqui o Salto do Itiquira com 168 metros de queda d’agua, o que encanta a todos nós formosenses e certamente encantará os turistas. Contudo precisamos melhorar de forma efetiva a infraestrutura. Isto só ocorrerá com interesse e ação de um administrador bem relacionado com os poderes em Goiânia e no Distrito Federal. Tenho interesse e um bom relacionamento para mudar, nem só o Salto Itiquira, mas a Lagoa Feia, a Toca da Onça, o Buraco das Araras, Cachoeira do Indaiá e nossos Sítios Históricos. Todos carentes de infraestrutura”, concluiu.

    Segurança Pública

    Uma das questões mais graves na Região Metropolitana de Brasília é a segurança pública. Os crimes de alta periculosidade vêm ocorrendo diuturnamente em diversas cidades como: Águas lindas; Luziânia; Planaltina de Goiás, entre outras. Em Formosa também a violência tem aumentado a cada dia. Questionado sobre esse tema, o pré-candidato do PSD disse o seguinte: “Estou convencido que o projeto de Formosa é investir maciçamente na educação de qualidade e geração de empregos. não podemos comparar Águas Lindas com Formosa. Aqui é uma cidade tradicional. Lá é consequência da erradicação de favelas do Distrito Federal. Contudo, nos últimos dez anos a insegurança de Formosa vem tomando espaços enormes, o que me preocupa profundamente. Entendo que a saída é investir na educação de tempo integral e preparar nossa juventude para o futuro. O número de jovens na faixa etária entre 18 e 25 anos, que não teve acesso às escolas é muito grande. Sem emprego e sem renda, a tendência é o caminho das drogas e da marginalidade. Temos que combater isto imediatamente”, declarou.

    Famílias Tradicionais no Poder

    Como disse diversas vezes durante a entrevista o advogado Itamar, Formosa é uma cidade tradicional. Conta a história que há 300 anos, ou seja, no Brasil Colônia, já existia índios Crixás residindo às margens da hoje Lagoa Feia. Entretanto a história oficial diz que Formosa foi fundada em 1843, quando no dia 1 de agosto, o Arraial dos Couros se tornou Vila Formosa.

    De lá para cá, muita coisa mudou, mas o bairrismo e o corporativismo das famílias que detêm o poder continuam intactos. “Quando voltei a morar em Formosa, os espaços já estavam ocupados. Por esta razão, mudei diversas vezes de partidos. O poder sempre esteve na mão de algumas famílias, que o conservam desde os seus primórdios. Me preparei para mudar para melhor um pouco dessa história. Como filho de uma família humilde, mas que soube galgar degraus para um dia contribuir de uma forma mais democrática com os nossos munícipes, consegui depois de muita luta, formar um grupo político que é respeitado em nossa cidade e também fora dela. Espero ser aprovado na convenção de meu partido, quando apresentarei o meu projeto de governo aos formosenses”, afirmou Itamar.

    O Palanque de Itamar

  • Ex-prefeito Clarival de Miranda

  • De acordo com os conhecedores da política, não se ganha eleição majoritária sem um bom programa de governo, uma boa equipe de comunicação e um palanque de peso. O prefeitável Itamar disse em alto e bom som que está pronto: “A minha experiência pessoal e como administrador público, permitiu-me escolher bons assessores, que estão ao meu lado nesta briga para melhorar Formosa. Primeiro escolhi um bom partido que é o PSD. Em seguida estou ouvindo todos os segmentos da sociedade para produzir um projeto de governo moderno e arrojado e, inclusive à altura do povo formosense. Alguns amigos já me convenceram da importância do marketing na política. Certamente terei os melhores profissionais do mercado na campanha. Quanto ao palanque terei nomes de reputação ilibada, tais como: os ex-prefeitos, Clarival de Miranda e Neném Araújo. Nelson Curado; Marília Magalhães; Mário Filho; Marcelo Magalhães, dentre outros nomes respeitáveis de nossa cidade. Nos acompanharão também em nosso palanque os deputados federais: Armando Virgílio; Vilmar Rocha, chefe da Casa Civil do governador Marconi Perillo e Heuler Cruvinel. Estarão comigo também os deputados distritais: Liliane Roriz; Celina Leão; Washington Mesquita; Eliana Pedrosa e ainda o ex-governador Rogério Rosso. São políticos de Brasília que já se comprometeram em ajudar Formosa”, disse.

    Justiça Social

    O PSDista despediu-se dizendo que sonha administrar Formosa com um projeto novo, criativo e arrojado. “Não basta tirar o grupo que está aí há vinte anos, cuja equipe está obsoleta e cansada. Vamos renovar o quadro administrativo, mas com mudanças de atitudes. Quero combater o desperdício, a corrupção e a incompetência. Vou fazer uma administração baseada no desenvolvimento e justiça social. Vamos fazer o campo produzir, pois estamos produzindo muito pouco, o que não é suficiente para o nosso próprio sustento. O povo está sem remédio, sem emprego e perde a esperança a cada dia. Por isso reforço o nosso slogan: Queremos mudança de atitude, com desenvolvimento e justiça social. Se eu for aprovado na convenção de meu partido, irei de casa em casa dizer isso ao povo", concluiu.

    Página Inicial