Luto em Santo Amaro e no Brasil

Por Walter Brito

Dona Canô, foi sepultada hoje, aos 105 anos. Ela cumpriu sua missão de forma especial em Santo Amaro da purificação na Bahia. Mãe de oito filhos, entre os quais Caetano Veloso e Maria Bethânia(foto acima); Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua própria história, de mulher guerreira, caridosa, altiva e de fé inabalável.

Foi ela, a responsável pela restauração da igreja matriz em sua cidade, por meio de um pedido irrecusável ao então governador Antônio Carlos Magalhães. Foi por meio de sua força como líder comunitária, que dona Canô ajudou a mudar para melhor as questões sociais em Santo Amaro da Purificação, distante 72 km de Salvador.

A matriarca da família Veloso, internacionalizou a sua cidade natal e, sua própria vida, foi cantada em verso e proza, por artistas de diversas matizes e gerações. Ela certamente ficará na lembrança do povo brasileiro, que nos últimos meses acompanhou com atenção a sua enfermidade, que culminou com seu falecimento na manhã de ontem, 25 de dezembro de 2012. A presidente Dilma e brasileiros de todos os cantos, reverenciaram o passamento da centenária baiana, que faz parte da história do Brasil.