Ibaneis derrota Caputo de lavada na OAB/DF: 2470 votos de vantagem

Por Walter Brito

Como tínhamos previsto nas 13 matérias anteriores postadas nesta página e republicadas em jornais; revistas; blogs e sites de Brasília e do Brasil, a vitória de Ibaneis Rocha para a presidência da OAB/DF, seria expressiva e ultrapassaria todas as previsões dos profissionais da área de análise política, incluindo pesquisas registradas e pesquisas internas. As nossas análises, inclusive questionadas na justiça pelo senhor Caputo, foram feitas com muito cuidado e responsabilidade, conforme fizemos também na maior vitória do segundo turno no País, ocorrida em Manaus, com a vitória de Artur Virgílio Neto, publicadas nesta página. Acompanhamos a campanha da OAB/DF desde o início e comentamos com equilíbrio e profissionalismo os principais momentos, mostrando ao advogado brasiliense com clareza, como a maioria recebia as propostas das três chapas concorrentes e naturalmente a vontade de mudança da classe, que não podíamos esconder.

Aliás, a vontade de mudança dos advogados estava presente em todos os segmentos da advocacia, inclusive no que se refere aos advogados afrodescendentes, que representam 30% daqueles que militam diariamente nos fóruns, delegacias e tribunais do Distrito Federal. Esse segmento foi valorizado de forma especial e estratégica pela chapa Eu quero mais Ordem, quando foi produzido um belíssimo projeto gráfico, inspirado nas palavras de Martin Luther King Jr. , mostrando mãos brancas e negras unidas em torno de um só projeto: o avanço dos homens e da advocacia brasiliense. Nesse sentido, a advogado Silvestre Rodrigues, conduziu com maestria o projeto que insere o advogado negro na administração da OAB/DF. Ele foi muito feliz, ao reunir sem radicalismo as lideranças da advocacia afrodescendente no Restaurante Piantella, atendendo um convite do ator da TV Globo Milton Gonçalves, com a participação de Lázaro Ramos, Djavan e este repórter.(foto abaixo Walter Brito, Milton Gonçalves e Regina Casé)

O ponto alto da conquista do voto do advogado afrodescendente, empreendido por Silvestre, se deu no dia 22 de novembro, no Supremo Tribunal Federal, quando o paracatuense Silvestre Rodrigues parabenizou o conterrâneo e primo Joaquim Barbosa, pela posse na mais alta Corte Jurídica da República. De lá do Supremo, Milton Gonçalves concedeu entrevista, ao lado de Lázaro Ramos, Martinho da Vila e Djavan, enaltecendo a importância de Silvestre se eleger Conselheiro Seccional da OAB/DF, quando parabenizou Ibaneis Rocha por escolher o seu amigo e advogado competente para coordenar o projeto que insere de forma efetiva, o advogado afrodescendente na administração da OAB/DF.(foto abaixo)

Outra questão fundamental para a vitória de Ibaneis Rocha, foi sem dúvidas o empenho de toda a chapa, que trabalhou de forma incansável e apaixonada, com destaque para o trio parada dura da advocacia brasiliense, formado por: Severino Cajazeiras, Evandro Pertence e Juliano Costa Couto.

Entre as propostas de Ibaneis Rocha, as mais comentadas pelos advogados foram sem dúvidas, a redução da anuidade para R$ 600,00 e defesa das prerrogativas, sob o comando do próprio presidente da OAB/DF, que a partir de janeiro será Ibaneis Rocha.

O marqueteiro da campanha de Ibaneis, o doutor Lucas Kontoyanis, é merecedor de nossos aplausos pelo seu trabalho impecável e irretocável, longe do radicalismo e da baixaria de muitas campanhas da OAB/DF. Nunca tivemos um trabalho do mesmo nível no Distrito Federal.

Os 7 287 votos obtidos por Ibaneis e Severino, foram apenas o complemento, da luta dos advogados do DF, que exigiam mudanças, ousaram e acreditaram em um novo caminho da advocacia. Francisco Caputo obteve 4 805 votos; Paulo Roque, teve a confiança de 2386 colegas advogados; enquanto que 103 votaram em branco e 439 anularam seus votos. Foi mais uma vitória da democracia e da competência, tais quais as vitórias de Obama nos EUA e de Joaquim Barbosa na Suprema Corte Brasileira. Mais de 400 advogados e advogadas comemoraram até às 4 da manhã, a vitória de Ibaneis e Severino Cajazeiras na churrascaria Porcão.

Página Inicial