Juventude na discussão política

Por Walter Brito

Com os últimos casos de corrupção que abalaram o país, tendo como referência maior o julgamento do mensalão, que deverá levar para a cadeia deputados e poderosos empresários, os quadros políticos exigem renovação já.

A renovação e a participação efetiva de jovens na política vêm ocorrendo nos últimos anos de forma lenta. De acordo com analistas da política nacional, a partir de 2014, o número de deputados estaduais, federais e senadores jovens, tende a aumentar de forma muito forte, como nunca houve na política brasileira. A maioria dos partidos políticos percebeu a importância da participação efetiva da juventude e, trabalha com o objetivo de melhorar o desempenho jovem em todos os setores da política partidária.

  • A presidenta Dilma, de olho na reeleição e nos votos da juventude em 2014, valorizou esse segmento, colocando em pontos estratégicos representantes do PT e da base aliada em diversos postos - chave. Um deles é ocupado por Brizola Neto. O representante do Brizolismo na Esplanada é Ministro do Trabalho.

  • Na Câmara Federal, o paraibano Hugo Motta do PMDB, com 23 anos representa esse segmento, ao lado da também deputada Manuela D’avila e outras estrelas no Senado Federal como Lindbergh Farias (PT) do Rio de Janeiro, oriundo do movimento estudantil e Randolfe Rodrigues (PSOL) do estado do Amapá. Destacamos no âmbito estadual, o nome do deputado André Fufuca, eleito aos 21 anos para a Assembleia Legislativa do estado do Maranhão.

  • Em 2014, tudo indica que o percentual de parlamentares vai aumentar proporcionalmente, nem só na quantidade de seus representantes, como na qualidade das novas lideranças que surgem.

    Liderança Jovem de Goiás

    Entrevistado pela reportagem, o estudante do curso de Direito Heitor Soares, do município de Cristalina, no Entorno de Brasília, disse o seguinte: “Tenho 18 anos, sou militante do DEM e fui candidato a vereador em minha cidade, na última eleição. Para mim foi uma grande experiência, aprendi muito com os políticos que estão na estrada há muito tempo. Contamos com todo apoio de nosso presidente regional, o deputado federal Ronaldo Caiado. Como homem inteligente e de vanguarda, o Caiado pensa na frente e está investindo pesado na juventude de nosso estado, com o propósito de eleger representantes em 2014. O nosso partido, elegeu o prefeito mais jovem das capitais brasileiras, que é o Antônio Carlos Magalhães Neto, em Salvador. Estou disputando com outros companheiros, a liderança da juventude em Goiás. Pretendo fazer o meu curso na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC e ao mesmo tempo, dar continuidade ao trabalho político que iniciei. Entendo que a além da renovação dos quadros políticos, precisamos também renovar as ideias, por meio de projetos consistentes e o preparo de nossas lideranças, pois, não basta ser jovem. Precisamos de quadros preparados, inclusive intelectualmente, para comandar o Brasil de amanhã. A nossa geração tem o compromisso de banir da política a corrupção, muito em voga nos últimos anos, culminando com o julgamento do mensalão. Corruptos como o José Dirceu e outros políticos que desviam dinheiro público precisam de correção. Cadeia neles”! Disse Heitor.