Brasília Futebol Clube se consolida como uma das referências do futebol candango

(Estadio Mané Garrincha)

Por: Walter Brito

O Brasília Futebol foi derrotado por 3x0 pelo Brasiliense, em partida disputada no dia da inauguração do Mané Garrincha ocorrida no sábado dia 18/05/2013. O evento decidiu o campeonato candango, quando o Brasiliense sagrou-se campeão de 2013, enquanto que o Brasília teve que se contentar como vice-campeão do Candangão. Mesmo com a derrota, o clube fez uma bela campanha nesta temporada.

O Brasília foi fundado em 02 de julho de 1975, sob o nome de Brasília Esporte Clube e tornou-se um dos primeiros clubes-empresa do Brasil, em 08 de novembro de 1999 , data em que passou a se chamar Brasília Futebol Clube. O clube é conhecido popularmente como Colorado por usar as cores vermelha e branco.

Vale ressaltar que a fundação da agremiação esportiva coincide com o começo das profissionalização do futebol no Distrito Federal. O Brasília foi campeão oito vezes; vice campeão cinco vezes; campeão da Taça JK em 2013, entre outros títulos conquistados ao longo de sua trajetória.

Foi com este histórico, que o clube do Distrito Federal, sob a direção de seu novo presidente, o advogado Luís Carlos Alcoforado, chegou ao final do Campeonato Candango de 2013, tornando-se vice-campeão.

Com uma legião de torcedores em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, o clube-empresa tem entre seus fãs, membros do corpo diplomático. Nesse sentido, os filhos do embaixador Sr. El Hadji Abdoul Aziz Ndiaye, se destacam como torcedores internacionais do Brasília. Eles estudam na Escola Francesa de Brasília, jogam futebol e assistiram inclusive, todos os jogos da Copa do Mundo realizada na Alemanha. Portanto, são aficionados por futebol. Eles foram no último sábado para o estádio Mané Garrincha torcer pelo Brasília, ao lado do pai e do cônsul do Senegal Kleber Farias Pinto. Vale lembrar que a comitiva da embaixada do Senegal, foi convidada pelo presidente Alcoforado, quando conheceram a beleza de um dos estádios mais modernos do mundo. Estavam também presentes no camorote do Brasília, o vice-presidente da Câmara Distrital Agaciel Maia, e o emprasário Ricardo Marques, dentre outros.

Com inauguração do Estádio Nacional, tudo indica que o futebol de Brasília terá melhores dias e, o Brasiliense e o Brasília, que disputaram a final do Candangão, certamente estarão na vanguarda do futebol brasiliense, ao lado de outros clubes, como Gama, o Sobradinho, o Taguatinga entre outros. Viva o futebol candango.