Apesar do fraco desempenho de Agnelo Queiroz, Wasny de Roure e Risomar Carvalho se destacam nas pesquisas

(Wasny de Roure e Risomar Carvalho)

Por: Walter Brito

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto O Parlamento em todo o Distrito Federal, quando foram ouvidos 2 mil eleitores, o governador Agnelo Queiroz apresenta um fraco desempenho conforme avaliação do eleitorado brasiliense. No quesito ótimo, Agnelo obteve apenas 2,5% referente à 50 citações; no quesito bom, foram 184 citações, correspondentes a 9,2%; já o regular, 538 eleitores se posicionaram, o que representa 26,9%. A surpresa maior, ficou por conta do quesito péssimo, onde 718 eleitores avaliaram o governador Agnelo, correspondentes a 35,9%. Os que indicaram o quesito ruim foram 374 eleitores com percentual de 18,7; enquanto que, 136 não responderam, ou seja, 6,8% do eleitorado entrevistado.

A pesquisa indica também na pergunta estimulada, a seguinte pontuação para o governo do Distrito Federal: Em primeiro lugar, Joaquim Roriz foi citado 418 vezes, ou seja, 20,9%; Reguffe em segundo lugar com 304 citações e 15,2%; por outro lado o ex-governador José Roberto Arruda, preso pela Operação Caixa de Pandora, também surpreendeu, quando foi citado por 220 eleitores, correspondente a 11%; o governador Agnelo obteve 160 citações, ou o percentual de 8%. Vale lembrar ainda que, na simulação de segundo turno da referida pesquisa, registrada no Tribunal Eleitoral do DF, o atual governador Agnelo Queiroz perde para os 12 dos 13 pré-candidatos ao GDF. Ele só ganharia do atual ministro do TCU, Valmir Campelo, mesmo assim apertado. Contra o governador Joaquim Roriz, Agnelo obteve 430 citações, correspondente a 21,5%; enquanto que Roriz foi citado por 692 eleitores, o que representa 34,6%. 878 entrevistados não responderam, ou seja, 43,9%.

Apesar do combalido desempenho do governador Agnelo, devido aos diversos problemas enfrentados pelo seu governo nos dois primeiros anos, os seus companheiros do PT: o deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa Wasny de Roure e o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, se destacam na mesma pesquisa. Wasny é citado em segundo lugar para Câmara Distrital com 2,7%, enquanto que o petista Risomar Carvalho obteve 2,4% para a Câmara Legislativa do DF, se classificando em terceiro lugar.