Caso Rosemary faz Dilma despencar no Entorno de Brasília: Aécio e Marina Silva crescem

Por Walter Brito

O Instituto Cristal realizou pesquisa no Entorno de Brasília, cujos 19 municípios pertencem na sua maioria à base aliada da presidenta Dilma. De acordo com o resultado de pesquisa feita no período da eleição municipal, identificou uma queda brusca na pergunta espontânea, em comparação com a pesquisa atual. Na pesquisa, realizada no mês de setembro, a presidenta tinha 38% de intenção de votos para a presidência da República; o ex-presidente Lula pontuou com 31%; Marina Silva com 8%; Aécio Neves com 5%; enquanto que Cristovão Buarque e José Serra empataram com 1% cada. 18% não responderam.

Na pesquisa realizada na mesma Região, nos dias 25 a 27 de novembro, identificamos que na pergunta espontânea a presidenta despencou para 25% na intenção de votos para a reeleição; o ex-presidente Lula apareceu com 23,50%; Aécio Neves subiu para 22%; Marina Silva também subiu para 11%; Cristovão pontuou com 2,5% e Serra com 1%, enquanto que 15% não responderam.

O neto de Trancredo Neves saiu de 6% para 22%, numa Região em que o seu companheiro tucano Marconi Perillo, sofreu a maior derrota na última eleição. A base aliada do Palácio do Planalto fez 70% dos prefeitos da Região, contra 30% do Marconi. Veja nomes, partidos e percentual dos eleitos: Abadiânia, Wilmar Arantes (PR) com 29,74%; Água Fria de Goiás, João de Deus (PPS) com 100% - o concorrente teve a candidatura impugnada; Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB) com 54,03%; Alexânia, Ronaldo de Queiroz (PMDB) com 76,34%; Cabeceiras, Nadir de Paiva (PP) com 47,28%; Cidade Ocidental, Giselle Araújo (PTB) com 54,29%; Cocalzinho, Alair (PR) com 44,84%; Corumbá, Célio Fleury (PSDB) com 100% - o concorrente teve a candidatura impugnada; Cristalina, Luiz Attié (PSD) com 52,09%; Formosa, Itamar Barreto (PSD) com 53,32%; Luziânia, Cristovão Tormin (PSD) com 70,89%; Mimoso de Goiás, Dra. Rosana (PP) com 55,62%; Novo Gama, Everaldo Detran (PPL) com 59,01%; Padre Bernardo, Franciso de Moura, o Claudiênio (PDT) com 70,97%; Pirenópolis, Nivaldo Melo (PP) com 48,39%; Planaltina de Goiás, José Olindo Neto (PSC) com 46,12%; Santo Antônio do Descoberto, Padre Getúlio (PMDB) com 41,04%; Valpaíso de Goiás, Professora Lucimar (PT) com 56%; Vila Boa, Hélio Raimundo (PSD) com 51,96%; Valpaíso de Goiás, Professora Lucimar (PT) com 56%; Vila Boa, Hélio Raimundo (PSD) com 51,96%.

  • A subida de Aécio Neves, onde seu nome nunca teve grande consistência é um fato novo a ser analisado pelos cientistas políticos de plantão. Vale lembrar que a pesquisa não incluiu, os três municípios mineiros que fazem parte da Região do Entorno: Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, onde certamente Aécio tem um boa performance. Tudo indica que o efeito Rosemary, ex-chefe de gabinete da presidência da República, demitida por corrupção e o desfecho do mensalão, influenciaram sobremaneira na derrocada da presidenta Dilma(foto acima) na Região Metropolitana de Brasília. Página Inicial