O potencial de Agaciel para a Câmara Federal

Por: Walter Brito

O profundo conhecedor da administração pública e da política nacional, o deputado distrital Agaciel Maia, tem tudo para conquistar um mandato na Câmara Federal em 2014. Sua trajetória como diretor-geral do Senado por 14 anos, quando era considerado o 82º senador da República, aliado ao competente mandato na Câmara Legislativa no DF, onde é seu vice-presidente e se destaca como um dos mais atuantes desta legislatura, mostra claramente suas possibilidades de alcançar o Congresso Nacional, como parlamentar.

Fiel defensor do Palácio do Buriti, o presidente do PTC é de fato um dos ponta-de-lança de Agnelo, para reverter as dificuldades encontradas pelo governo petista, que herdou uma administração de um governador preso, o José Roberto Arruda e, em consequência disso, foi substituído por outros 3 governadores no mesmo mandato: O ex-presidente da Câmara Wilson Lima, o ex-vice-governador Paulo Octávio e por último, o Rogério Rosso. Depois disso, diversas CPIs e problemas graves nas áreas da saúde e transporte, além das denúncias de corrupção permearam a administração de Agnelo, o que o deixou na defensiva. O governo petista ficou inviabilizado por 2 anos, inclusive, não divulgou efetivamente os seus acertos neste período, transformando-se em consequência disso, num governo com os maiores índices de reprovação no país.

Enquanto isso, o seu aliado na Câmara Agaciel Maia continuou crescendo, sem abandoná-lo e sem se comprometer com os desacertos do governo petista.

Certamente Agnelo Queiroz, para crescer nas pesquisas, que lhe dão o quarto lugar na disputa pelo Buriti, atrás de Roriz, Reguffe e Arruda; ele precisará das bençãos de Agaciel Maia para tornar-se competitivo, principalmente se o presidente do PTC, for guindado à presidência da Câmara Distrital em 2014.